O arroz com frango preparado em casa é uma fonte de alimento suave
que costuma ser recomendada pelos veterinários para ajudar os cachorros a
se recuperarem da diarreia e/ou dos vômitos. Essa é uma alimentação
composta por uma única proteína magra de fácil digestão e um único
carboidrato, a qual costuma ser recomendada principalmente em casos de
irritações gastrointestinais.[1]
Essa combinação de proteína e amido também estimula o apetite quando o
cachorro está doente ou se recuperando de uma cirurgia. Embora não seja
recomendado para o uso em longo-prazo, o arroz branco com frango cozido
tem propriedades nutricionais suficientes para colocar o cachorro de
novo no caminho para a boa saúde.
Parte 1 de 3: Preparo para o cozimento
-
1Compre o frango de melhor qualidade que puder, para limitar a exposição do cachorro às toxinas. O peito de frango desossado é a opção mais fácil, porque você não terá que tirar a gordura nem os ossos.
- Procure frangos criados sem hormônios, se possível.
-
2Compre um pacote de arroz branco de grão longo ou curto. Evite o arroz de cozimento rápido para essa receita de comida para cachorro, pois esse produto tem valor nutritivo menor do que o arroz de cozimento longo.
- O arroz integral pode ser utilizado, mas ele precisa ser cozido por mais tempo para que fique no ponto e macio suficiente para evitar irritar o estômago ou o intestino do cachorro.
- Algumas fontes dizem para evitar o arroz integral porque ele tem muitas fibras, mas isso é mito. A fibra ajuda a promover e regular as funções intestinais normais. Os nutricionistas veterinários acreditam que as fibras encurtam o ritmo do trânsito intestinal em cachorros com tempo de trânsito lento e prolongam o ritmo em cachorros com tempo de trânsito rápido (em outras palavras, elas fazem com que os cachorros constipados façam cocô, mas deixa as fezes dos cachorros com diarreia mais firmes).[2]
- Não é preciso comprar arroz orgânico ou marcado como não sendo transgênico; não há evidências que liguem esses produtos a mudanças na qualidade nutricional ou nos níveis de arsênico do arroz.
-
3Prepare o frango para cozinhar. Ele pode ser cozido com o osso, mas a carne deve ser retirada dele após o cozimento. Contudo, o frango cozinha mais rápido e completamente se você o desossar e cortar antes de pôr na panela ou comprar a galinha já sem osso.
Parte 2 de 3: Cozimento do frango com arroz
-
1Coloque o frango em uma panela grande. Encha com água suficiente para cobri-lo. Levante fervura e, depois, diminua o fogo. Cozinhe até a carne ficar totalmente branca por dentro.
- O tempo de cozimento varia entre 10 a 30 minutos, dependendo do tamanho dos pedaços. O frango com osso demora mais.
- Se o frango não estiver totalmente cozido, o cachorro correrá o risco de ficar com mais diarreia e vômito, devido às bactérias encontradas na galinha crua ou pouco cozida.
-
2Tire o frango da água e deixe esfriar por completo. Reserve o caldo para usar depois. Você pode ajudar o frango a esfriar mais rápido espalhando-o em uma assadeira ou colocando em uma peneira e passando água gelada sobre ele.
-
3Tire os ossos do frango frio. Separe a carne e descarte os ossos. Corte em pedaços de um centímetro ou menores para os cachorros pequenos e de dois centímetros ou menores para os cachorros médios e grandes.
- Certifique-se de que o cachorro não tenha acesso aos ossos do frango, seja nos pedaços de galinha ou na lixeira. Os ossos podem lascar e se alojar ou perfurar a garganta, o estômago ou os intestinos do cachorro. Isso pode ser fatal.
-
4Tire a gordura que ficar na superfície do caldo de galinha frio e despeje o líquido restante em um recipiente. Se você tirou a gordura do frango antes do cozimento, talvez tenha pouca ou nenhuma gordura a ser removida. Meça duas xícaras e meia (591,47 ml) do caldo de galinha e coloque de novo na panela.
-
5Ferva o caldo de galinha. Enquanto espera, comece a preparar o arroz, que será cozido no caldo.
-
6Meça uma xícara (236,58 ml) do arroz e enxague bem. Faça isso em uma panela, na cuba de uma panela elétrica ou em uma tigela. Utilize bastante água e misture o arroz submerso com os dedos. Enxágue várias vezes, até a água sair transparente. Esse passo ajuda a remover o excesso de amidos e arsênico do arroz.
-
7Cozinhe o arroz no caldo de galinha. Assim que o caldo estiver fervendo, coloque a xícara de arroz nele. Deixe ferver de novo e, depois, diminua o fogo. Tampe com uma tampa de encaixe perfeito e cozinhe por 20 minutos (o arroz integral provavelmente precisará de 40 a 45 minutos). O arroz ficará ligeiramente empapado e macio quando pronto e toda água deve ser absorvida.
-
8Deixe o arroz esfriar por completo. O processo pode ser acelerado espalhando o arroz em uma assadeira e ventilando com um pedaço de cartolina.
Parte 3 de 3: Alimentar o cachorro
-
1Acrescente o frango cozido ao arroz e misture com um garfo. A proporção de arroz para frango deve ser entre 2:1 e 3:1. Por exemplo, duas a três xícaras de arroz devem ser misturadas com uma xícara de frango.
-
2Sirva o frango com arroz no prato de ração normal do cachorro. Siga as instruções do veterinário sobre como alimentar o cachorro, mas, geralmente, você servirá um pouco de cada vez para um animal que esteja vomitando. Se ele segurar a comida, dê um pouquinho mais na próxima vez, continuando assim até chegar a uma porção completa, nos horários regulares das refeições dele.
-
3Faça a transição entre o frango com arroz e a ração comum. Após alguns dias alimentando o cachorro com a comida suave, você pode começar a acrescentar a ração dele à mistura de frango com arroz. Vá colocando mais ração a cada dia, reduzindo a quantidade de frango e arroz, enquanto faz gradualmente a transição para a alimentação normal ao longo de um período de quatro a cinco dias.[3]
- Certifique-se de consultar o veterinário sobre a transição de volta para a comida normal. Dependendo da condição específica do cachorro, talvez você precise alimentá-lo com a dieta de frango e arroz por mais do que alguns dias.
-
4Ligue para o veterinário se os sintomas do cachorro não melhorem. A dieta de frango com arroz deve ser um tratamento caseiro temporário. Se a diarreia do cachorro não passar no período de tempo dado pelo veterinário ou ela permanecer muito aguada por três dias ou mais, ligue imediatamente para o veterinário. Ele dirá se você precisa levar o animal para ser examinado novamente, poderá passar mais um medicamento caseiro ou dará algumas orientações pelo telefone sobre o que fazer em seguida, como acrescentar purê de abóbora ou outras medidas fáceis de tentar.
Dicas
- Consulte o veterinário antes de fazer uma receita de comida para cachorro. Ele vai verificar se a doença dele pode ser aliviada com uma alimentação suave como essa ou então vai sugerir outra intervenção médica, caso necessário.
- Os cães não digerem os temperos como os humanos. Não use sal, pimenta ou nenhum outro condimento quando for fazer comida caseira para cachorro.
Avisos
- Essa alimentação suave não deve ser a ração total do cachorro por muito tempo. Existem vitaminas e minerais essenciais que faltarão caso o cachorro seja alimentado apenas com frango e arroz a vida inteira. Consulte um veterinário sobre boas receitas para a alimentação caseira, se você quiser fazer a comida do seu cachorro regularmente.
- Não use óleos e tire toda a gordura da carne que for cozinhar. Eles exigem mais esforço do pâncreas para serem digeridos, o que pode causar inflamação nesse órgão.
- Se o cachorro continuar a vomitar, ligue imediatamente para o veterinário. Os cães (principalmente os de raças pequenas) ficam desidratados muito rápido quando vomitam, então é fundamental mantê-los hidratados para que recuperem a saúde. Quanto mais desidratados ficarem, piores serão os sintomas dele e outros órgãos começarão a ser afetados, como os rins.
Materiais Necessários
Fontes do texto:
www.comofazearroz.blogspot.com.br
www.pt.wikihow.com
Nenhum comentário :
Postar um comentário